top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana Costa Dermato

Psoríase

Atualizado: 15 de fev.

A psoríase é uma doença inflamatória de curso crônico, não é contagiosa, que atinge principalmente a pele, sendo caracterizada por manchas avermelhadas e descamativas.


Ela pode afetar tanto homens quanto mulheres e de qualquer idade, variando de formas leves e localizadas a formas mais graves e extensas.


Vários fatores podem desencadear ou exacerbar a psoríase: infecções, medicamentos e até mesmo estresse emocional.


Praticamente todo a superfície cutânea pode ser acometida, especialmente couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas, plantas e até mesmo as unhas, que podem ser sinal indicativo de que a doença chegou às articulações.


Na maioria dos casos, diagnóstico da psoríase é feito pelo exame dermatológico que considera a história do paciente (anamnese) e detalhes específicos da apresentação clínica (características semiológicas das lesões), sem a necessidade de exames laboratoriais ou biopsia da pele.


O tratamento da psoríase é feito de acordo com o tipo e a gravidade da doença, variando de medicamentos tópicos, como corticoides, calcipotriol e ácido salicílico, até fototerapia com radiação UVB-NB e medicações sistêmicas como imunossupressores e imunobiológicos.


A qualidade de vida e a saúde mental do paciente pode estar bastante comprometidas tanto por conta do estigma causado pelas próprias lesões da doença quanto pelos sintomas como prurido e dor.




Publique o seu artigo.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page